1º de Dezembro
Dia mundial de luta contra a Aids
Sobre a Aids

A AIDS é uma doença causada pelo HIV, sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana.

Há alguns anos, receber esse diagnóstico era uma sentença de morte, mas hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida, desde que seguindo o tratamento com acompanhamento e medicação adequada.

Ter HIV não significa o mesmo que ter AIDS. Muitos soropositivos vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. No entanto, essas pessoas podem transmitir o vírus a outras pessoas.

Transmissão

Os principais meios de transmissão do vírus HIV são através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas ou durante a gestação.

Comparativo de Transmissão
Transmite
Relação sexual sem preservativos
Da mãe para o bebê na gestação
No período de amamentação
Compartilhamento de seringas
Não Transmite
Beijo
Suor
Picada de insetos
Objetos pessoais
Proteção

Se proteger do HIV é simples. Use camisinha sempre, não compartilhe seringas e não manipule de forma alguma o sangue de outras pessoas sem as devidas proteções.

O vírus não é transmissível via abraço, beijo, aperto de mão, compartilhamento de talheres.

Tratamento

Saber precocemente sobre a doença é fundamental, pois com o início do tratamento as chances de manter o vírus na fase sem sintomas aumentam e a sobrevida do paciente também.

A recomendação do Ministério da Saúde é a realização do exame sempre que houver relação sexual sem camisinha ou alguma outra situação de risco. É necessário esperar 30 dias para a realização do exame.

Ao notar qualquer sintoma procure um médico especialista!
Norte a Sul