Carregando...
Cadastro realizado com sucesso!
O crescimento exponencial do e-commerce como modelo de vendas nos últimos anos já não é novidade. Sobretudo no cenário da pandemia, o comércio eletrônico se tornou a melhor via para a reinvenção de estratégias de muitas empresas – e os corretores não ficam atrás, pois vender planos e saúde para múltiplos clientes sem sair de casa já é uma realidade para muitos
Mas fazer negócios a distância não é o bastante; é preciso fazê-lo da melhor forma, otimizando o tempo e o processo de venda. Para isso, diversas são as ferramentas que podem auxiliar no dia a dia de um corretor. Conheça cinco delas abaixo.
1. Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)
Esse tipo de ferramenta reúne a base de dados dos clientes da empresa, incluindo clientes reais, contas abertas e potenciais clientes, de forma a centralizar o acesso e a edição dessas informações e enviar atualizações a todos os canais e participantes ao mesmo tempo.
Com ela, você pode organizar e acessar seu banco de dados da maneira que quiser, adicionar leads de e-mails e mídias sociais, automatizar chamadas telefônicas e economizar tempo ao buscar informações específicas, otimizando o atendimento.
Plataformas mais conhecidas: RD Station, Salesforce Hubspot e WhatsApp Business.
2. Gerenciamento de informações do produto (PIM)
Não haveria vendas sem produtos e serviços e, portanto, não há bons números de vendas sem conteúdo de produto de qualidade. Cuidar das informações do seu produto e enviá-las atualizadas para todos os seus canais e intermediários ao mesmo tempo é a base de cada ferramenta incluída neste artigo.
Você pode chegar longe com uma ferramenta de gerenciamento de informações do produto, como a camada de vendas, que automatiza, entre outras coisas, o conteúdo de cada serviço, como um plano de saúde, de acordo com as demandas de clientes e leads.
Plataformas mais conhecidas: Picturepark, Akeneo e Salsify.
3. Gerenciamento de e-mail
As ferramentas de gerenciamento de e-mail são uma lâmina de dois gumes. Elas oferecem um ótimo serviço, economizando seu tempo para escrever, programar e entregar muitas campanhas de e-mail ou comunicação única, mas também há um grande risco de automação impessoal.
Ferramentas de automação salvam vidas para profissionais de marketing e produtividade de vendas, mas para ter os melhores resultados, você também deve optar por sistemas de gerenciamento de e-mail que não negligenciem a chave das vendas contemporâneas: personalização. Com essas ferramentas, você pode personalizar modelos de e-mail segmentados de acordo com o cliente ou lead e coletar dados automaticamente.
Plataformas mais conhecidas: Mailchimp, RD Station e Hubspot.
4. Gestão de propostas
A chave para a personalização é a empresa tratar cada cliente e líder como um caso particular, em vez de seguir todas as contas da mesma maneira.
Você pode adicionar sistemas como o Leadfeeder a seu quadro de ferramentas para automatizar essas tarefas se você lidar com um grande número de contas e influxo de leads. Dessa forma, é possível oferecer propostas melhores para cara cliente e lead, entendendo sua situação e necessidades específicas.
Plataformas mais conhecidas: Ecquire e InsideView.
5. Gerenciamento de tarefas
Claro que, quando falamos em produtividade de vendas, tendemos a pensar em conquistar novos clientes, mas ferramentas também são úteis para tratar as tarefas atuais e controlar todas as suas contas.
Uma ferramenta de gerenciamento de tarefas é a melhor escolha para agendar reuniões e chamadas, manter sua caixa de entrada de e-mail sob controle e mapear um calendário completo das pendências a serem resolvidas.
Ferramentas mais conhecidas: Slack, Trello e Asana.