14 de Novembro DIA MUNDIAL DE COMBATE À DIABETES Sua saúde é o mais importante! Escolha cuidar de você!
CONHEÇA NOSSAS DICAS

Diabetes é uma síndrome metabólica, a qual tem origem decorrente da falta de insulina ou da incapacidade dela exercer corretamente seus efeitos, o que gera o aumento da glicose (açúcar) no sangue.

A diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para as necessidades do organismo ou porque o corpo possui uma resistência à insulina.

TIPOS DE DIABETES

Diabetes Tipo 1: Neste caso, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico; o que faz com que os anticorpos ataquem as células produtoras de insulina. Esse tipo ocorre em cerca de 5% dos pacientes com diabetes.

Diabetes Tipo 2: Neste caso, existe uma combinação de fatores que resultam na diabetes, tais como: a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação (conhecido como resistência à insulina). Costuma ser tratada com medicamentos via oral e injetável. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

Diabetes Gestacional: É o aumento da resistência à insulina durante a gestação, levando ao aumento dos níveis de glicose, podendo ou não persistir após o parto.

Outros tipos: Existem outros tipos de diabetes, os quais são decorrentes de defeitos genéticos, associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos e drogas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são vontade de urinar, fome, sede excessiva e perda de peso. A causa desses sintomas acontece devido à produção insuficiente de insulina.

TRATAMENTO

O objetivo do tratamento é controlar os níveis de glicose presente no sangue, evitando picos ou quedas durante o dia.

O tratamento varia de acordo com seu tipo, porém, consiste basicamente na aplicação de insulina diariamente para manter a glicose nos valores normais e, caso necessário, a administração de alguns medicamentos via oral podem ser receitados também.

A diabetes costuma vir acompanhada de outros problemas, como: obesidade, sedentarismo e hipertensão. Por isso, sempre é indicada a prática de atividades físicas e o consumo de alimentação saudável.

Acesse nosso site www.nsbeneficios.com.br e conheça algumas dicas para se ter uma vida mais saudável.
CLIQUE PARA ACESSAR
Norte a Sul Benefícios